Folclore brasileiro Folclore brasileiro

brincadeiras - danças - lendas - festas - personagens


Principal Folclore brasileiro Lendas folclóricas Personagens Festas folclóricas Brincadeiras Vídeos

Festas folclóricas

Existem dezenas de festas folclóricas no Brasil, algumas conehcidas nacionalmente e festejada em todos os estados como é o caso do Carnaval e festa junina, outras são tradicionais em determinadas regiões ou localidades como o congado e o Bumba-meu-boi.

Festas mais populares e que não exigem trajes especias geralmente se tornam mais populares, como a festa junina onde qualquer um pode aprticipar de forma fácil. A alegria e simplicidade para se comemorar uma festa como é o caso do carnaval, também faz a festa crescer.

Porém independetemente de ser mais ou menos alegres, de fácil trajado ou necessidade de vestimento especial, todas são especiais e não deve cair em equecimento.

Algumas festas do folclore brasileiro

Carnaval

Festa que teve sua origem no Egito para comemorar a colheita, e após ser levado para a Europa chegou ao Brasil através dos portugueses. As festas de carnaval mais tradicionais acontecem no Nordeste, porem o evento existe em todo o Brasil, csendo cada região com suas particularidades como o trio elétrico na Bahia, grandes desfiles e carros alegóricos no Rio de Janeiro e São Paulo.

Cavalhadas

Cavalhadas é uma festa de origem portuguesa que representa torneios medievais e as batalhas entre cristões e mouras, em especial a batalhado século VI, onde Carlos Magno, um guerreiro Cristão travou uma batalha épica contra os sarracenos, de religião islâmica, pela defesa de um território. As Cavalhadas foram introduzidas no Brasil pelos padres jesuítas durante a catequização dos índios e escravos.

Congado

O congado que também é conhecido como congo ou congada, é uma manifestação cultural e religiosa de influência africana celebrada em algumas regiões do Brasil, principalmente no estado de Minas Gerais. A origem do congado é a lenda do Chico-Rei. Segundo conta a história, Chico era o rei de uma tribo no reino do Congo, e que foi trazido para o Brasil junto com mais 400 negros para serem escravizados.

Festa do Divino

A festa do Divino foi trazida ao Brasil pelos portugueses, e teve sua origem por volta de 1320. A origem da festa começou quando a rainha D. Izabel de Aragão fez uma promessa ao Divino Espírito Santo para que não houvesse um conflito entre pai e filho em sua família. O Rei Dom Dinis não estava se entendendo com o filho Dom Afonso, herdeiro do trono imperial. O desejo do imperador era que a coroa portuguesa passasse, após sua morte, para seu filho bastardo, Afonso Sanches..

Festa Junina

As festas juninas são muitos tradicionais no Brasil, principalmente na região Nordeste onde há enormes festas em homenagem a três Santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. A festa junina ou festa dos santos populares, como é conhecida em Portugal, é comemorada em vários países e chegou ao Brasil através dos portugueses, ainda na época do Brasil colônia. O local onde acontece essa festa é chamado arraial.

Folia de Reis

A folia de Reis é uma festa portuguesa que chegou ao Brasil durante o período de colonização e faz parte do folclore brasileiro, sendo comemorada em várias regiões brasileira. A época do festejo vai de 24 de Dezembro até o dia 06 de Janeiro, e seu significa é a visita dos três reis magos ao menino Jesus após seu nascimento. Os três reis magos são o Melchior, Baltasar e Gaspar.

Bumba-meu-boi

A lenda do bumba-meu-boi conta a história de uma escrava chamada Catirina (ou Catarina), que estava grávida, e que pede ao marido Chico (Pai Francisco) para comer língua de boi. O escravo atende ao desejo da esposa, matando um boi da fazenda. Quando o fazendeiro descobre ele chama pajés e curandeiros par tentar salvar o animal que acaba ressuscitando.